segunda-feira, 6 de abril de 2009
Mini férias
Decidimos tirar umas miniférias de dois dias.
Os dias escolhidos foram 2 e 3 de Abril, aproveitados de uma semana inteira de férias, a primeira deste ano.
Gostamos muito do interior profundo do nosso belíssimo e subaproveitado Portugal. São cantos e recantos por descobrir que valem bem a pena após o esforço das viagens, são estradas sossegadas com vistas fantásticas e sempre com possibilidade de paragem para "arrancar" aquela foto, são conjuntos de montanhas que mais parecem uma pintura.
Desta vez fomos ao Nordeste Transmontano bem junto à fronteira com a nossa vizinha Espanha, iniciando a nossa viagem de conhecimento em Macedo de Cavaleiros. Através da internet, descobri o site do Solar do Morgado Oliveira, em regime de turismo de habitação.

Este Solar, que data de 1674, foi herdado pelos pais do Sr. Luis Miranda Pereira, ex-director do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, que iniciou um projecto de reconstrução do edifício antigo, transformando-o na sua própria casa, recebendo ainda os turistas considerando-os como seus amigos.

Vale mesmo a pena visitar o Solar e conhecer o Sr. Miranda Pereira e a simpática cozinheira que nos vai fazendo companhia ao pequeno almoço. E que pequeno almoço nos é servido!!! Mais parece um manjar matinal. Desde leite, café e chá, habituais, o Solar coloca à disposição dos esfomeados forasteiros um doce de amora de comer e chorar por mais, delicioso pão regional, bolo feito na hora, marmelada caseira, tábua de queijos e presuntos... um sem fim de variedade alimentar. Só é mesmo preciso um bom estômago para conseguir provar tudo aquilo que nos é apresentado.

Ao conhecer o Sr. Miranda Pereira e ao falar com ele tendo como imagem de fundo o belíssimo Solar, somos de imediato catapultados para uma outra era, um outro tempo.
Vale a pena experimentar a forma excelente como somos recebidos e acompanhados durante a estadia. É bom saber que ainda existe bem receber e amizade para com os turistas.

À saída fomos aconselhados pelo Sr. Miranda Pereira a seguirmos em direcção a Bragança e saírmos do IP4 em Santa Combinha para visitarmos e deliciarmo-nos com as belíssimas paisagens da praia fluvial do Azibo, a primeira praia fluvial a receber a distinta bandeira azul. É outro local de passagem obrigatória.

Assim se descobre o nosso Portugal.
 
posted by Jorgel at 23:44:00 | Permalink |


1 Comments: